O sorriso de Mandela

Madiba tirou uma folga para descansar!

Fica em paz, Nelson Rolihlahla Mandela (1918-2013), na certeza de que aqueles que seguem o teu exemplo continuarão lutando contra a exploração do homem pelo homem e a favor de todos os povos deste planeta que lutam por seus direitos.

És negro Madiba e orgulhamo-nos disto e reverenciamos na tua negritude todos aqueles que a ti se igualam independentemente da cor da pele; pois és um exemplo de luta que independe das discriminações com as quais os colonizadores e opressores nos carimbam para nos dominar.

Madiba, aqui no Brasil, demoramos muito mais que na África do Sul para acordarmos para os crimes que nossos colonizadores, diretos e indiretos, e nós mesmos cometemos contra os afrodescendentes brasileiros; mas o que se está fazendo hoje aqui é seguir os teus passos e dar àqueles cujos direitos humanos lhes foram negados respeito e compensação. Deixamos assim de lado os ensinamentos daqueles interessados em nos explorar, brancos e negros, nos ensinaram a considerar irmãos nossos de “os outros”.

Tua lição, Mandela de todos os povos, tua perseverança e tua coragem, creia-me, irmão de luta, levará todos os povos árabes que estão sendo atacados por resistir à dominação a conseguir a vitória. Que tua vitória contra o apartheid seja uma lembrança àqueles que o praticam na Palestina contra os palestinos, na Síria contra os sírios e em todos os rincões árabes onde crimes e injustiças estão sendo cometidos.

Aqui na América do sul e até o Caribe, estamos empenhados numa luta contra os de sempre, aqueles que mudam de carapuça, mas são os mesmos que nos querem dividir, oprimir, sufocar um progresso que estamos cavando com as próprias unhas e, como tu bem o sabes Mandela, vamos superá-los e eles já estão sentido esta força e estão começando a rastejar, titubear e estes são sinais de nossa vitória.

Os povos oprimidos de todo os mundo te agradecem pelo exemplo, Mandiba. Hoje não é dia de chorar. Que este sol que ilumina a todos nós seja testemunha de que aprendemos a tua lição e iremos seguir teus passos e retribuir aquilo que fizestes por nós.

Vejo um sorriso em tua face, Mandela, é sinal da alegria de tua certeza que cumpriremos com o nosso dever, assim como tu cumpristes com o teu.

Descansa em Paz!

José Farhat

05/12/2013

Anúncios

Sobre José FARHAT

Formado em Ciências Políticas (USJ-Beirute) e Propaganda e Marketing (ESPM-São Paulo), tem cursos de extensão ou pós-graduação em: Comércio Exterior (FGV-São Paulo), Introdução à Teoria Política (PUC-São Paulo), Direito Internacional (PUC-SP) e cursou Filosofia no Collège Patriarcal Grec-Catholique (CPGC-Beirute). Domina os idiomas: Árabe, Francês, Inglês e Português e tem artigos publicados sobre Política Internacional, no Brasil e no Líbano. É ex-Diretor Executivo e atual Conselheiro do Conselho Superior de Administração da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; foi Superintendente de Relações Internacionais da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e é seu atual membro do Conselho de Comércio Exterior e atual Diretor do Centro do Comércio do Estado de São Paulo. É ex-Presidente e atual Diretor de Relações Internacionais do Instituto da Cultura Árabe.
Esse post foi publicado em Fatos e Pessoas a serem lembrados. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s